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Perguntas frequentes

O que eu preciso para começar a usar o serviço?

É muito simples! Já sendo um cliente Laniway ou não, basta clicar no botão "Começar Agora", você irá para nossa página de pedidos e alguns dados serão solicitados, como o nome de domínio para usar o serviço, por exemplo. Fique tranquilo, não precisa pagar nada agora, o serviço é gratuito pelos primeiros 7 dias de uso. Comece a criar suas contas e aproveite!

Em quanto tempo minhas contas estarão funcionando?

Assim que você criar as contas no painel elas já estarão funcionando. Ou seja, basta realizar o cadastro e começar a usar imediatamente. Se seu domínio já estiver em uso em outro local, você precisará alterar as configurações para apontar o processamento de e-mail para a Laniway, o que pode demorar algumas horas para pleno funcionamento. Em caso de dúvidas, basta nos consultar.

Se eu cancelar ou mudar o tamanho de uma conta o que acontece?

As contas são cobradas pelo prazo efetivo de utilização. Se você cancelar uma conta ela será cobrada até o momento em que esteve ativa, proporcionalmente. O mesmo vale para mudanças de tamanho onde a cobrança ocorre pelo tempo em que esteve em cada tamanho.

Posso usar minha conta no celular?

Sim, sem dúvida. O serviço funciona com todos os modelos de celulares e tablets mais recentes com Android, iOS ou Windows e a configuração é bem simples. Veja as configurações específicas de sua conta diretamente no painel de controle na rota "Meu E-mail" e depois "Configurar".

Como configuro minha conta no Outlook?

Você pode configurar sua conta em qualquer programa cliente de e-mail tais como Microsoft Outlook, Windows Live, Windows Mail, Apple Mail, Mozilla Thunderbird ou qualquer outro que suporte o protocolo POP3, IMAP4 e SMTP. Para saber as configurações exatas de sua conta vá no painel de controle na rota "Meu E-mail" e depois "Configurar".

Como acesso minha conta no navegador?

O acesso as mensagens pelo navegador (Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera) podem ser feitas acessando diretamente a página do webmail de seu domínio. Normalmente esta página é http://webmail.<nomedoseudominio> e você será direcionado ao sistema configurado para seu domínio. Se preferir, poderá acessar o ícone "Webmail" no rodapé do site da Laniway para ter acesso à última versão do Webmail que a Laniway esteja disponibilizando.

Posso autorizar remetentes, para que não sejam bloqueados?

Sim. Para isso, basta adicionar uma regra de filtragem através de nosso painel, sem custo algum.

Onde meus usuários podem gerenciar suas contas?

Seus usuários também tem acesso ao painel de controle cujo link está no rodapé do site da Laniway. Neste caso, funções como criar outras contas, verificar faturas e outras atividades administrativas não estão disponíveis para eles, a menos que você os "convide", pelo painel, para serem contatos de sua empresa. Mesmo assim, ao acessar o painel de controle eles poderão realizar atividades relativas exclusivamente às suas contas individuais como definir e-mail alternativo para recuperação de senha e mudar configurações.

Como funcionam os apelidos de e-mail?

Algumas vezes, você pode precisar usar um nome alternativo para o seu endereço real de e-mail, por exemplo quando possui um sobrenome difícil de escrever e que precise soletrar, ou um nome efêmero para se cadastrar em algum serviço que você suspeita que depois ficará recebendo spam. Para estes casos, basta criar no painel de controle uma lista de distribuição para o seu e-mail e proteger o seu endereço real.

Posso criar listas de distribuição de mensagens de entrada?

É muito comum as empresas possuírem departamentos cujas caixas de e-mail são gerenciadas por mais de uma pessoa. Neste cenário, você possui a opção de configurar a conta como IMAP e compartilhar a senha com todos os usuários, o que em geral não é uma boa solução por questões de segurança e usabilidade, ou pode criar uma lista de distribuição. Na lista de distribuição, você define um nome como sendo o endereço de e-mail da lista ou do departamento e o sistema distribui as mensagens de entrada para cada usuário configurado, nas suas caixas de e-mail individuais.

Como bloquear temporariamente o envio de uma conta?

Você poderá pelo painel de controle, rapidamente, clicar na opção de alterar a política de envio de uma conta e então, a mesma não poderá mais enviar mensagens. Isto é útil para quando você suspeita que a conta foi comprometida ou quando quer evitar que seja utilizada até que um processo de redefinição de senha seja feito.

Como trocar a senha de acesso de uma conta?

Você tem 3 formas de trocar sua senha de acesso. A 1ª é quando você sabe a senha atual: acesse a página inicial do painel de controle e vá na opção de esqueci a senha. Siga o link enviado para o e-mail para definir uma nova senha, que terá vigência imediata tanto para o e-mail como para acesso ao painel. A 2ª é quando você não sabe a senha mas tem e-mail alternativo cadastrado para a conta em questão: Repetir o mesmo procedimento do item acima. O link de redefinição é enviado para os dois e-mails, tanto o da conta como o e-mail alternativo. Por fim, a 3ª é quando não sabe a senha e não tem e-mail alternativo: Tem que solicitar a um contato master ou técnico de seu contrato na Laniway para cadastrar uma nova senha diretamente no painel ou cadastrar um e-mail alternativo para conta, de modo que o usuário possa fazer a redefinição sozinho. No caso da opção 3 acima, sendo o próprio e único contato master cadastrado: Entrar em contato com a Laniway, para fazermos um processo de validação cadastral para definir um novo contato master.

Quantas mensagens posso enviar pela minha conta? Há um limite?

Sim. Para garantir que nossos servidores sejam utilizados apenas para uso legítimo, que não seja de mala direta, spam ou publicidade, existe um limite de 200 mensagens por dia para cada conta de e-mail de até 5GB. Ao exceder este limite a conta é bloqueada automaticamente para envio por 24 horas. Isto é necessário para que a reputação dos nossos servidores seja mantidas como boa e o serviço funcione bem para todos os usuários.

Qual o tamanho máximo dos anexos que posso receber ou enviar?

A Laniway permite o envio e recebimento de mensagens com anexos de até 50MB. Entretanto, como este tamanho é elevado para o uso normal de e-mail, pode ser que outros provedores não consigam receber estas mensagens. Para envio de arquivos deste tamanho, pode ser mais interessante buscar ferramentas alternativas ao e-mail.

Posso bloquear domínios e e-mails que me incomodam com spam?

Sim. Para tal, basta criar uma regra de filtragem pelo painel de controle com os dados do domínio ou endereço de e-mail que deseja bloquear, sem custo algum.

Posso configurar a conta no meu sistema automatizado ERP?

Sim. Basta que seu sistema de ERP permita acesso aos serviços padrão de e-mail POP e SMTP para receber e processar mensagens. Caso necessite realizar o envio de muitas mensagens como faturas e notas fiscais, opte por uma conta acima de 10GB para ter a franquia adequada de mensagens que podem ser enviadas.

Se eu precisar restaurar um backup, como funciona?

Solicite por e-mail em nosso suporte técnico. Informe o retrato de qual a data que você deseja recuperar. Vamos analisar seu pedido, confirmar sua solicitação e proceder com a recuperação das mensagens em sua conta. Cada cliente (e não cada conta) tem direito a duas (2) restaurações mensais, não cumulativas, sem custos. Acima disto, será apresentada a tabela vigente para processar a operação.

Como proceder para migrar minhas contas já existentes?

Quando efetivar a contratação, por favor entre em contato com nosso suporte técnico para receber a orientação necessária para procedermos com a migração das contas de e-mail. O processo é simples e feito por nós, porém precisa ser devidamente organizado para evitar perdas ou indisponibilidade durante a operação.

Tenho vários domínios registrados. Posso usar todos eles?

Não há limites técnicos da quantidade de domínios configurados na conta e nem da quantidade e/ou combinações de tamanhos das contas de e-mail que você pode usar. Para incluir mais domínios, basta fazer um novo pedido aqui mesmo nesta página, usando o e-mail de contato que você já cadastrou e selecionando o cliente que você já cadastrou, se for o mesmo, ou com o mesmo e-mail de contato poderá cadastrar um novo cliente. Cada domínio cadastrado na plataforma tem um custo R$ 1,40.

Como funciona o sistema anti-spam?

Diferente de sistemas anti-spam que usam algoritmos engessados para todos os clientes, no nosso sistema anti-spam inteligente cada usuário tem uma base de dados de treinamento individual, onde pode aprender as particularidades de cada conta quanto ao que é ou não spam. Este modelo é mais funcional pois algumas mensagens podem ter conteúdo que para alguns são efetivamente spam mas para outros usuários, são seu cotidiano no trabalho. Para treinar o sistema, basta mover mensagens para a pasta spam quando assim entender que sejam e o sistema rapidamente irá aprender, passando a classificar sozinho as mensagens indesejadas, que nem vão aparecer na sua caixa de entrada. Se por algum motivo uma mensagem for classificada como spam e não seja, mova-a para a caixa de entrada, para que o sistema também aprenda com seus próprios erros.